NOVIDADES >>>
Carregando...

Calvin e Haroldo, e Foi Assim que Tudo Começou, Há 30 Anos Atrás.....


Como sou um grande fã de Calvin e Haroldo, não tinha como eu deixar essa data passar em branco, afinal de contas no dia 18 de Novembro de 2015 as tirinhas de Calvin e Haroldo completaram 30 anos.


Calvin e Haroldo (Calvin & Hobbes) é uma série de tiras criada, escrita e ilustrada pelo norte-americano Bill Watterson e publicada em mais de 2000 jornais do mundo inteiro entre 18 de novembro de 1985 e 31 de dezembro de 1995, tendo ganho em 1986 e 1988 o Reuben Award, da Associação Nacional de Cartunistas dos Estados Unidos.

Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como companheiro Hobbes, um tigre sábio e sardónico, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de pelúcia. De acordo com algumas visões, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson. Os fãs consideram Calvin e Haroldo uma obra prima pela sua visão única do mundo, pela imaginação do protagonista e pelas situações insólitas que se estabelecem. 

A última tira inédita foi publicada no dia 31 de Dezembro de 1995.


O nome de Calvin foi inspirado no reformador religioso do século XVI, João Calvino, que discorreu, entre outros, acerca da depravação total do homem, ou seja, que o homem está naturalmente inclinado para promover o mal a seu próximo.

Hobbes recebeu o nome de Thomas Hobbes, o filósofo inglês do século, que tinha aquilo que Watterson chamou de "uma visão obscura da natureza humana", sendo o autor da famosa máxima "O homem é o lobo do homem" — ou seja, cada homem é o predador de seu próximo.

De acordo com Watterson, a fonte dos dois nomes é entendida como uma piada para as pessoas que estudam ciência política e filosofia, e que poucas outras pessoas a iriam perceber.


William B. Watterson II, mais conhecido como Bill Watterson, (Washington, 5 de julho de 1958) é o autor da tira de jornal Calvin e Hobbes. Watterson nasceu em Washington DC, mas se mudou com sua família para Changrin Falls, em Ohio, com seis anos de idade. Ele se formou no Kenyon College em ciências políticas em 1980 e começou a trabalhar no Cincinnati Post como chargista, mas foi demitido em poucos meses. Calvin e Hobbes só foi publicado em 18 de novembro de 1985. 

Watterson se aposentou em 9 de novembro de 1995, se dedicando a pintura.

Essa foi uma pequena parte da história de Calvin e Haroldo e seu criador, e brevemente estarei postando a cronologia de todas as publicações de Calvin e Haroldo. Espero que tenham gostado, um grande abraço e até a próxima.

0 comentários :

Postar um comentário